“A disputa pela cidade: conflitos urbanos e resistência popular” é o tema da 4º jornada da moradia digna


Jornada em Defesa da Moradia DignaA 3ª Jornada em Defesa da Moradia Digna representou um novo momento de articulação entre entidades, órgãos públicos e movimentos sociais, preocupados com as questões urbanas e comprometidos com a concretização do direito à moradia digna e à cidade.

Assim como ocorreu nas 1ª e 2ª jornadas, pretendeu-se com esse evento construir espaços coletivos de formação e mobilização da sociedade – em especial de alguns segmentos como população em situação de rua e moradores de assentamentos precários – onde se possam partilhar experiências, ampliar conhecimentos e sensibilizar a sociedade para a situação de exclusão que tem acompanhado a construção de nossas cidades.

Em 2007, realizamos a 1ª Jornada Pela Moradia Digna, que promoveu a reunião de movimentos sociais, instituições governamentais e não governamentais em um grande “mutirão da cidadania”, cuja finalidade mais geral era orientar a população nos campos jurídico, da arquitetura e engenharia, da saúde e nas questões sociais relacionadas à efetivação da cidadania. Todas as atividades foram organizadas no sentido de contribuir para a capacitação dos participantes no enfrentamento das questões que impedem o acesso a uma moradia digna e a uma cidade justa.

Em 2009, realizamos a 2ª Jornada de Moradia, com o tema: Equilibrar Direitos e Conquistar a Cidadania. Moradia e Meio Ambiente, com foco na discussão da habitação social e na questão ambiental.

Antecedendo a realização de ambos os eventos, realizamos um conjunto de atividades preparatórias de articulação e divulgação, com foco no fortalecimento das comunidades locais e na construção de espaços de debate sobre cada realidade específica: as pré-jornadas.

Em 2011 nos dias 26 e 27 de fevereiro a 3ª Jornada pela Moradia Digna, ocorreu tendo como tema principal: “O impacto dos mega projetos e a violação do direito à cidade”.

Nossa proposta é repetir na construção da 4ª Jornada, esse movimento de mobilização, diálogo e partilha entre aqueles que lutam por uma cidade justa para todos e todas, promovendo durante o ano de 2012 as pré-jornadas que culminarão, no grande dia da 4 ° Jornada, cujo tema é  “A Disputa pela Cidade: Conflitos Urbanos e Resistência Popular”.

O Pólis organizou as Jornadas 1° e 2°, participou dando palestras na jornada 3°, e agora compõe também a  4ª Jornada.

Deixe seu comentário aqui!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s