Defesa Civil Estadual realiza Campanha “Municípios em Ação” em Blumenau


Defesa Civil SC

Representantes da Secretaria de Estado da Defesa Civil estarão em Blumenau na próxima terça-feira (11) para a campanha de sensibilização “Municípios em Ação – A importância da criação e estruturação da Defesa Civil local”. O encontro reunirá secretários municipais de Defesa Civil e os prefeitos eleitos e reeleitos dos municípios que compõem as Secretarias Regionais de Blumenau e Timbó, reunindo representantes de 12 municípios (Blumenau, Pomerode, Gaspar, Ilhota, Luiz Alves, Timbó, Indaial, Ascurra, Benedito Novo, Doutor Pedrinho, Rio dos Cedros e Rodeio). O evento ocorrerá, às 15h, no auditório da SDR Blumenau (Rua Braz Wanka, 238 – Vila Nova).

É no município que os desastres acontecem e é importante que o governo municipal esteja consciente da necessidade de estruturar o órgão de proteção e de Defesa Civil. Queremos sensibilizá-los e convidá-los para que juntos, possamos proteger nossas comunidades dos desastres que estão cada vez mais frequentes, ressaltou o secretário Geraldo Althoff.

Na programação, o secretário apresentará um audiovisual e fará a entrega de uma cartilha que contém, entre os conteúdos, o passo a passo para criar e estruturar uma Coordenadoria Municipal e as competências do município conforme a Lei nº 12.608. Os encontros recebem o apoio da Federação Catarinense de Municípios (FECAM) por meio das Associações de Municípios e das Secretarias de Desenvolvimento Regionais (SDRs).

Serão 21 encontros compreendendo todas as regiões do Estado. Durante as visitas pelas regiões, o secretário Geraldo Althoff também se reúne com os reitores das universidades que compreendem o sistema Acafe. “Nossa intenção é promover a aproximação da academia com os problemas relacionados aos desastres. Queremos fomentar a participação das instituições universitárias, visando o desenvolvimento de estudos e pesquisas que busquem reduzir os riscos de desastres em Santa Catarina.” destaca Althoff.

Diagnóstico – a Secretaria da Defesa Civil realizou um diagnóstico junto aos municípios catarinenses para verificar como está a situação das defesas civis locais no Estado. A pesquisa foi realizada por meio dos coordenadores regionais de defesa civil, que realizaram visitas aos municípios. Das 293 cidades catarinenses: 28 contam com estrutura própria de defesa civil; 45 possuem algum equipamento (computador, telefone, GPS entre outros); 231 possuem um coordenador municipal nomeado; 93 integram o Plano Diretor; 49 possuem Plano de Contingência; 89 contam com mapeamentos de áreas de risco; nove têm Núcleos de Defesa Civil; 36 têm cadastro de voluntários; 35 possuem Fundo Municipal de Defesa Civil; 54 desenvolvem algum tipo de ação com foco em prevenção e 51 realizam atividades junto às comunidades.

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s