Depois de dois dias com neve, a geada faz a paisagem branca em Santa Catarina


Geada faz a paisagem branca em Santa Catarina

Depois de dois dias com neve na Serra catarinense, o sol volta a aparecer nas regiões catarinenses. A onda de frio que desde o dia 16/05 provoca baixas temperaturas no Sul do Brasil, vai manter, e até intensificar, o frio no Estado. São esperadas mínimas próximas de 0°C a 4°C em SC, nas madrugadas de sexta-feira e sábado (20 e 21/05), podendo chegar a – 4°C (negativa) no Planalto Sul. A paisagem branca ficará por conta da geada nas áreas altas do Oeste aos Planaltos, e geada mais isolada no Alto Vale do Itajaí e Florianópolis Serrana (ver Aviso de Temperatura).

No amanhecer desta quinta-feira (19/05), foram registradas mínimas próximas de 1ºC (Urupema e Bom Jardim da Serra), 3ºC (Urubici, São Joaquim e Campo Alegre) e de 4 a 5ºC (localidades do Meio-Oeste e Planaltos) (ver Agroconnet).Até o momento (manhã do dia 19/05), as temperaturas mais baixas da semana, em SC, ocorreram em Bom Jardim da Serra (-2,9ºC) e Urupema (-2,52ºC), ambas registradas no início da noite do dia 17/05.

O tão esperado primeiro evento de neve de 2022, em SC, ocorreu em diversos municípios da região Serrana, nos dias 17 e 18/05, juntamente com a chuva congelada. Veja o mapa da neve (Figura 1) e a Tabela 1, atualizados na manhã do dia 19/05/2022.

Depois de dois dias com neve, a geada faz a paisagem branca em Santa Catarina

Vento forte e mar muito agitado a grosso, com ressaca no litoral do estado

Com início em 19/05/2022 às 8h estendendo até 19/05/2022 às 23h, tendo como região, todo o litoral de SC, especialmente no litoral sul de SC.

A previsão é de vento forte e persistente de sudoeste e sul, com rajadas de 50 km/h a 60 km/h no período da manhã em especial no litoral sul de SC e afastado da costa vento mais intensos podendo chegar a 80 km/h, mantendo o mar muito agitado a grosso com ressaca. No decorrer da tarde o mar segue muito agitado com ondas altas de sul no litoral de SC, com picos de 2,5 m a 3,0 m próximo da costa ao norte de Itajaí e mais altos nas áreas ao sul de Itajaí e afastadas da costa com picos de 3,0 m a 4,5 m. Atenção para condição desfavorável com risco para navegação.

O sistema informa avanço de sistema de alta pressão pelo Sul do Brasil e ciclone (tempestade subtropical Yakecan perdendo força) afastando-se para alto mar.

Meteorologista da Epagri/Ciram

Deixe seu comentário aqui!